Todas as informações que recebemos sobre o mundo, chegam através de nossos sistemas sensoriais. Devido ao fato de muitos processos sensoriais acontecerem dentro do sistema nervoso, a nível inconsciente, nós geralmente não estamos cientes dele. Apesar de estarmos familiarizados com os sentidos envolvidos como paladar, olfato, visão e audição, a maioria das pessoas não percebe como nosso sistema nervoso também percebe toque, movimento, força da gravidade e posição do corpo.
Assim como os olhos detectam uma informação visual e transmitem para o cérebro para que este
possa interpretá-la, todos os sistemas sensoriais tem receptores que recolhem informações para serem percebidas pelo cérebro. Células dentro da pele mandam informações sobre toque leve, dor, temperatura e pressão. Estruturas na parte interna do ouvido detectam movimentos e mudanças na posição da cabeça.
Componentes dos músculos, articulações e tendões, dão consciência da posição do corpo. As experiências sensoriais incluem: tato, percepção corporal, visão, audição e a sensação da força da gravidade. O processo pelo qual o cérebro organiza e interpreta estas informações é chamado de Integração Sensorial.
“A habilidade para integrar informações sensoriais proporciona a base essencial para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e organização do comportamento.” (Ayres, 1988)
Introdução á Teoria de Integração Sensorial
Conteúdo
- O que é distúrbio de aprendizagem
- Como detectar as disfunções
- Orientações de como lidar com
essas disfunções em sala de aula
A quem se destina
Professores, psicólogos,
orientadores educacionais e
coordenadores
O curso
Estádio da Cidadânia Volta Redonda, de 26 de abril de 2007.
Horário:
dia 26 Quinta-feira:
das 08:00 as 12:00 e 13:00 às 17:00 |